Bosque da Freguesia .Atrás do Rio Shopping. Bucolismo ainda no bairro que cresce vertiginosamente e verticalmente.E o Bosque firma-se como área de lazer para todos, pois poucas são as ruas em que ainda seja possivel as crianças nestas esquecerem seu tempo .Passo a passo as ruas se comercializam,o trânsito contagiando ruas secundarias do centro bairro ,enfim,e nem todos os condominios oferecem tão bela e aconchegante estrutura como a do Bosque.Cabe ainda uma crítica também a própria privatização de espaços públicos. Areas antes livres, hoje ,pela insegurança,mas principalmente pela especulação imobiliaria e o segregacionismo social, ruas ,praças ,largos tranquilos estão ficando restrito dentro de condominios exclusivos, que entre si se diferenciam também por suas classes. Desse modo o 'Boom' das Classes mais abastadas vai expulsando velhos moradores e antigos sitiantes da região.
Ala central do Bosque. Em uma extremidade o acesso pelo Rio
Ala central do Bosque. Em uma extremidade o acesso pelo Rio
Shopping ,Estrada do Gabinal,pelo outro a da Estrada Ten Cel
Muniz Aragão, a popular 'Estrada do Capão' .
Trilhas e Rumos-Bosque da Freguesia
Localização-Situado no bairro da Freguesia (Jacarepaguá), o parque tem acesso pela Av. TCel Muniz de Aração, s/nº.Área31 ha
Tutela-Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC)HorárioDas 7h às 17h, com entrada franca .
Além da paisagem, o Bosque oferece ao visitante diversas atividades:Caminhadas (2,5Km) ,atividades esportivas e de recreação, desenvolvidas no campo de futebol, na quadra polivalente e nos aparelhos de ginástica.O play oferece diversão garantida para a garotada e a área de convivência inclui mesas de jogos.Outro símbolo do Parque é a estátua "Alegoria às Artes", esculpida em mármore de Carrara, no local desde 1995.O estacionamento é externo ao parque, situado ao longo da Av. Tenente Coronel Muniz de Aragão.
'A alegoria às artes' em mármoré carrara.
Atividades oferecidas: shiatsu, Reik, tai-chi-chuan, danças do ventre e de salão, ioga e escolinha de futebol para todas as idades.Equipamentos: um campo de futebol e quadra polivalente, um auditório e um anfiteatro para exposições e encenações. Há ainda dois parquinhos, com balanço e escorrega, trilhas, dois bicicletários para um total de 18 bicicletas.
E pensar que o Bosque da Freguesia já fora ameaçado pela da construção de avenida, a construção da Avenida Canal, no trecho que compreenderia a Estrada do Gabinal e a Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão Felizmente o veto! A decisão foi tomada porque a nova via atravessaria o Parque Natural Municipal da Freguesia, o Bosque da Freguesia. Esta era uma Reivindicação dos moradores daquela região, desde quando tomaram conhecimento do traçado da nova avenida. O Bosque, tombado pelo Município em 1992 para que a sua cobertura vegetal fosse protegida é utilizado pelos moradores da Freguesia e circunvizinhanças para caminhadas diárias e passeios dominicais, é considerado de relevância ambiental . O Bosque da Freguesia fica na baixada de Jacarepaguá e é uma área remanescente da mata atlântica (continuação da Floresta da Tijuca), e fica situada em área urbana.
Imagens do bairro da Freguesia ,em Jacarepaguá:
Largo da Freguesia.Ao fundo a Geremario Dantas.A direita a desembocadura da Três Rios
Saída da Estrada do Gabinal .Prox.Casa Sendas Lgo da Freguesia.
Rio Shopping.Só na Freguesia existem dois shoppings.E apesar do fácil acesso a Barra, lugar do famoso BarraShopping.E o bairro já conta em sua area central que compreende as ruas Tirol, Estrada dos Três Rios ,Geremario Dantas e Estrada de Jacarepaguá com forte comércio de lojas e popular
Um flagra na ida ao Rio Shopping.Um menino com uma galinha viva no pátio do Shopping.E um panetone fora de época ao lado.
Lgo da Freguesia .A esquerda a passarela da Freguesia a qual tem seu inicio aqui na Est.Jacarepaguá e fim na Três Rios.Ao fundo a bela Serra dos Três Rios a qual faz parte do parque nacional da Tijuca. Em direção ao prédio alto ao fundo a rua Tirol com seus prédios e o metro quadrado disputado e muito valorizado.
Lgo da Freguesia .Ao fundo a ladeira do Loreto com suas construções de inicio do séc XX.A especulaçao imobiliaria fortissima tem transformado a paisagem bucolica até mesmo de inumeras ruas arborizadas e de grandes quintais nos ultimos anos.A cada quadrimestre lançamentos são feitos. A esquerda disfarçada pela vegetação está no cume do morro do Loreto a Igreja da Pena, construida ainda no séc XVII e vigiando a baixada de Jacarepaguá.
Areas antes de espaço hoje, tornam se centros comerciais ,inumeros prédios de apartamentos de médio e alto luxo.E nas areas mais 'reservadas' ou até então interioranas do bairro como Araguaia,Alto Tirol, Guanumbi,Bananal e Potiguara tornam -se condominios de classe média e alta.Como antes frisado ,o espaço publico está se tornando cada vez mais restrito...o número de cancelas nas ruas também são cada vez mais notaveis.