21 novembro 2007

Imagens de Jacarepaguá -Bairro do Anil

É, Jacaré tem...
Imagens reais de Jacarepaguá




imagem acima extraida de Jornal de bairro .Area do Cnal do Anil e a fétida lagoa de Jacarepaguá fruto de especulação politica para despoluiçao em impasse.O imenso terreno livre em triangulo hoje é a Vila do Pan.Inumeros terrenos ao redor sao de empreiteiras que visando o proprio bolso desejam que a Lagoa seja limpa, mas que sobretudo removam as comunidades ao redor.Mas esquecem se do proprio cheiro, de burgues, masi fétido que o do metano e gas sulfidrico saido das aguas.Cesar Maia esta junto com eles...


IMAGENS DE JACAREPAGUÁ



Pedra de São Francisco e Serra dos Três Rios(Parque Nacional da Tijuca)







Jacarepaguá, outrora sinonimo de beleza e silencio.Tem se certa imagem bucolica quanto ao bairro hoje de cerca 500 mil habitantes.Cercado de dois maciços cujos cumes alcançam os 1000 metros, Jacarepaguá é uma imensa baixada entrecortada por inumeros rios saidos de seus contrafortes ,o da Pedra Banca e Serra dos Tres Rios .Ainda em meados do séc XX em plena modernidade e cidade que se expandia da Zona Sul e Tijuca em direçao a Zona Oeste e Barra da Tijuca ,Jacarepaguá era tido como o lugar propicio para a vida dos aposentados. Era lugar de silencio, matas, pássaros ,pouco trânsito e ainda assim não mero lugar apenas isolado mas com também alternativas para entretenimento , cinemas de bairro e salões de clubes de bairros que faziam grande sucesso, cabendo aqui citar o Clube Portugues da Taquara na rua Ariapó, o de Jacarepaguá na Praça Seca e o Bandeirantes Tenis Clube também na Taquara,além do popularissimo clube "Bafo de Bode"ou Renascer, no Tanque, e outros mais como o do Gardenia.


ANIL



Nesta sequencia pretendo tratar um pouco sobre alguns bairros desta imensidão,a quase cidade Jacarepaguá. Hoje apresento o bairro do Anil. O bairro do Anil deve seu nome em razão do local, na época colonial, ser completamente tomado por arbustos nativos, que produziam uma tinta azulada através dos frutos. As anileiras da região eram de alta qualidade. Por isso, houve grande aceitação do corante na Europa.Segundo o escritor Waldemar Costa o anil era transportado pelo rio que hoje tem esse nome até a Barra da Tijuca. Daí ao porto do Rio de Janeiro, para ser embarcado em navios para Europa A cultura o anil nessa parte de Jacarepaguá durou até o século XVIII. Depois, como aconteceu em toda a província do Rio de Janeiro, a região do Anil também foi tomada por plantações de café.



Hoje bairro de constituição de classe média, cerca de 25 mil habitantes é um pedacinho que ja serviu de moradia a presidente da Republica. No século XIX, havia na localidade a próspera Fazenda do Quitite, cujo o dono era o cafeicultor Marcos Antonio Deslesdenier.A estrada do Quititi era uma das vias no interior da propriedade No alto Anil, em sua confluencia com a Serra dos Tres Rios ,proximo a localidade denominada Quitite ,o hoje condominio fora lugar de repouso do então presidente João Goulart ,que segundo moradores sempre recebia a visita de Juscelino Kubitschek para horas de prosa e carteado. Hoje, o local é um condomínio fechado, Capim Melado ,mas a casa principal do sítio, toda feita de pedra, ainda existe. Nas ruas abaixo o bairro cresceu, a estrada de Jacarepaguá foi alargada para dar vazão ao intenso tráfego que agora se encaminha para a Freguesia, Barra e Linha Amarela .

O comercio expandiu-se ,embora o bairro do Anil ainda em muito mantenha o aspecto de bairro residencial como sua peculiaridade e tal comercio atenha se principalmente à Estrada de Jacarepaguá e cercanias(Lgo do Anil, Praça do Anil e lgo do Moutella)em que tem-se restaurantes,cantinas papelarias, farmacias ,banco , armarinhos e lojas de ferragens .Na rua Araticum em que proximo a comunidade de mesmo nome, ou vulgarmente ainda chamada "buraco quente" devido a ''problemas do passado" há também um crescente comercio e diversificado. O Bairro do Anil sem grande poluiçao visual ou altos edificios ,tem ainda o predominio de casas de gabarito sazonalmente controladas pela prefeitura .E tem como principais vias a Estrada do Engenho d'Agua e a Estrada de Jacarepaguá, tem em seu limite a Estrada Cel Muniz Aragão ,popular estrada do Capão(a qual em sua margem direita situa-se o Bosque da Freguesia) e rua Ituverava.Outras vias de grande importancia são a Urussanga, impecavel por acesso de inumeros condominios de alto padrão de luxo e rua Ituverava.

Mas anos seguiram ,junto o crescimento demografico de favelas tão criticado por muitos condominos e pela industria da especulação imobiliaria voltada a classe media e não apenas destas ,mas dos inumeros condominios e a estes os problemas urbanos sobre o outrora recanto, o sertão carioca,que assim vieram a aumentar consideravelmente nas ultimas décadas.Foi se a epoca dos bondes. Foi se a epoca das lotaçoes em que o passageiro vindo do Gardenia ,papeando com o motorista , entretinha o para pagar apenas meia passagem.Mas ainda assim esta terra preserva lugares ainda livres, abertos a gente comum, sem grades, com suas praças que a noite crianças brincam de pique e roda , enquanto casais de todas as idades passeiam ou comem pipoca. Este é ,o Bairro do Anil ,mais um pedacinho de Jacarepaguá, a minha terra.O meu lugar .

Prox Praça do Anil (Geysa Boscoli) Estrada de Jacarepaguá .
A esquerda a Avenida Otavio Malta


Estrada do Eng Dagua ao fundo a fábrica semi desativada da Antarctica


Praça Soldado Mario Kosel Filho.Entre o Engenho e o canal do Anil




Praça Soldado Mario Kosel Filho.Neste trecho o bairro tem
inumeras ruas em homenagem a soldados da epoca da ditadura militar


Escola Municipal Naturalista Augusto Ruschi- do Ca a 4 série do Ens.fundamental .
A popular ''Brizolinha" por sua arquitura baixa ,premoldada e atipica a escolas da
região. na Rua Soldado Luis Gonzaga ao lado do Colegio Canrobert



Canal do Anil algoz por inumeras enchentes.
A lembrar a grande cheia de 1996


Prox,Praça do Anil. Ao fundo Estrada de Jacarepaguá sentido
Jardim Clarisse e Rio das Pedras e o antigo Baldaracci(extinta cantina)
na esquina da Eng Dagua c/Estrada Jacarepaguá,bem no Lgo do Anil


Estrada do Eng.d'Agua prox. ao Colégio Canrobert.Ao fundo
Serra dos Três Rios



Especulação Imobiliaria no Canal do Anil




Resistencia-Cnal do Anil

Recentemente o bairro viu se na midia devido a um fato:a remoção de moradores da Av Canal do Anil, que por projeto de lei 886/2006 (do Sr. Chiquinho Brazão) tornará se Avenida Soldado Ricardo Alexandre Lopes.Esta parte, nos fundos do Gardenia,atrás praticamente da Vila do Pan, remaneste da antiga colonia de pescadores que subexiste e remonta a aureo periodo em que as aguas do Canal do Anil e da Lagoa de Jacarepaguá eram limpidas.



(Tão perto ,tão longe)
Em 1º de agosto, apenas dois dias após o encerramento dos Jogos Pan-Americanos, os moradores do Canal do Anil tiveram notícias da Prefeitura do DEMOCRATA Cesar Maia. Em vez de congratulações, porém, testemunharam a chegada de dois caminhões lotados de operários com marretas e a tropa de choque da Guarda Municipal, fortemente armada com escudos, cassetetes e spray de pimenta, com apoio de pelo menos dez policiais militares - sem ordem judicial. A missão era demolir 37 residências que, de acordo com a Prefeitura, haviam sido vendidas. Para o Subprocurador-Geral de Justiça do Estado do RJ, Leonardo Chaves, a ação da Prefeitura no Canal do Anil foi absurda. "Uma atitude covarde da Prefeitura e dos governos do Estado e federal".




Tão rápido quanto puderam, os moradores organizaram-se para resistir à invasão da Prefeitura.Pelo que sabe-se os terrenos à volta do Canal do Anil foram comprados pelas construtoras Carvalho Hosken e Agenco, esta última responsável pela construção da Vila Pan-Americana.E a especulação! Lembro que a Carvalho Hosken foi uma das principais doadoras da campanha do prefeito César Maia, que está pelo quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio. Na desocupação da comunidade Arroio Pavuna, na Barra da Tijuca, pelo menos três das 67 famílias foram pagas com cheques da Carvalho Hosken. No ano passado, quem pagou para que as famílias do Canal do Cortado, no Recreio, abandonassem suas casas, foi a Rio Massa Engenharia, dona do terreno anexo à comunidade.





12 agosto 2007

Imagens do Bosque da Freguesia em Jacarepaguá

IMAGENS DO BOSQUE DA FREGUESIA E OUTRAS MAIS DO BAIRRO DA FREGUESIA ,BAIRRO DE CLASSE MÉDIA SITUADO EM JACAREPAGUÁ, CAPITAL CARIOCA.

'Meu ipê'.
Bosque da Freguesia .Atrás do Rio Shopping. Bucolismo ainda no bairro que cresce vertiginosamente e verticalmente.E o Bosque firma-se como área de lazer para todos, pois poucas são as ruas em que ainda seja possivel as crianças nestas esquecerem seu tempo .Passo a passo as ruas se comercializam,o trânsito contagiando ruas secundarias do centro bairro ,enfim,e nem todos os condominios oferecem tão bela e aconchegante estrutura como a do Bosque.Cabe ainda uma crítica também a própria privatização de espaços públicos. Areas antes livres, hoje ,pela insegurança,mas principalmente pela especulação imobiliaria e o segregacionismo social, ruas ,praças ,largos tranquilos estão ficando restrito dentro de condominios exclusivos, que entre si se diferenciam também por suas classes. Desse modo o 'Boom' das Classes mais abastadas vai expulsando velhos moradores e antigos sitiantes da região.


Ala central do Bosque. Em uma extremidade o acesso pelo Rio
Shopping ,Estrada do Gabinal,pelo outro a da Estrada Ten Cel
Muniz Aragão, a popular 'Estrada do Capão' .

Sede do bosque e biblioteca ,hoje vazia.

Ala central e trilha secundária a ponte do Riacho


Momento de lazer
Trilhas e Rumos-Bosque da Freguesia
Localização-Situado no bairro da Freguesia (Jacarepaguá), o parque tem acesso pela Av. TCel Muniz de Aração, s/nº.Área31 ha
Tutela-Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC)HorárioDas 7h às 17h, com entrada franca .
Além da paisagem, o Bosque oferece ao visitante diversas atividades:Caminhadas (2,5Km) ,atividades esportivas e de recreação, desenvolvidas no campo de futebol, na quadra polivalente e nos aparelhos de ginástica.O play oferece diversão garantida para a garotada e a área de convivência inclui mesas de jogos.Outro símbolo do Parque é a estátua "Alegoria às Artes", esculpida em mármore de Carrara, no local desde 1995.O estacionamento é externo ao parque, situado ao longo da Av. Tenente Coronel Muniz de Aragão.

'A alegoria às artes' em mármoré carrara.

Atividades oferecidas: shiatsu, Reik, tai-chi-chuan, danças do ventre e de salão, ioga e escolinha de futebol para todas as idades.Equipamentos: um campo de futebol e quadra polivalente, um auditório e um anfiteatro para exposições e encenações. Há ainda dois parquinhos, com balanço e escorrega, trilhas, dois bicicletários para um total de 18 bicicletas.

E pensar que o Bosque da Freguesia já fora ameaçado pela da construção de avenida, a construção da Avenida Canal, no trecho que compreenderia a Estrada do Gabinal e a Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão Felizmente o veto! A decisão foi tomada porque a nova via atravessaria o Parque Natural Municipal da Freguesia, o Bosque da Freguesia. Esta era uma Reivindicação dos moradores daquela região, desde quando tomaram conhecimento do traçado da nova avenida. O Bosque, tombado pelo Município em 1992 para que a sua cobertura vegetal fosse protegida é utilizado pelos moradores da Freguesia e circunvizinhanças para caminhadas diárias e passeios dominicais, é considerado de relevância ambiental . O Bosque da Freguesia fica na baixada de Jacarepaguá e é uma área remanescente da mata atlântica (continuação da Floresta da Tijuca), e fica situada em área urbana.
Imagens do bairro da Freguesia ,em Jacarepaguá:

Largo da Freguesia.Ao fundo a Geremario Dantas.A direita a desembocadura da Três Rios

Saída da Estrada do Gabinal .Prox.Casa Sendas Lgo da Freguesia.


Rio Shopping.Só na Freguesia existem dois shoppings.E apesar do fácil acesso a Barra, lugar do famoso BarraShopping.E o bairro já conta em sua area central que compreende as ruas Tirol, Estrada dos Três Rios ,Geremario Dantas e Estrada de Jacarepaguá com forte comércio de lojas e popular


Um flagra na ida ao Rio Shopping.Um menino com uma galinha viva no pátio do Shopping.E um panetone fora de época ao lado.

Lgo da Freguesia .A esquerda a passarela da Freguesia a qual tem seu inicio aqui na Est.Jacarepaguá e fim na Três Rios.Ao fundo a bela Serra dos Três Rios a qual faz parte do parque nacional da Tijuca. Em direção ao prédio alto ao fundo a rua Tirol com seus prédios e o metro quadrado disputado e muito valorizado.

Lgo da Freguesia .Ao fundo a ladeira do Loreto com suas construções de inicio do séc XX.A especulaçao imobiliaria fortissima tem transformado a paisagem bucolica até mesmo de inumeras ruas arborizadas e de grandes quintais nos ultimos anos.A cada quadrimestre lançamentos são feitos. A esquerda disfarçada pela vegetação está no cume do morro do Loreto a Igreja da Pena, construida ainda no séc XVII e vigiando a baixada de Jacarepaguá.
Areas antes de espaço hoje, tornam se centros comerciais ,inumeros prédios de apartamentos de médio e alto luxo.E nas areas mais 'reservadas' ou até então interioranas do bairro como Araguaia,Alto Tirol, Guanumbi,Bananal e Potiguara tornam -se condominios de classe média e alta.Como antes frisado ,o espaço publico está se tornando cada vez mais restrito...o número de cancelas nas ruas também são cada vez mais notaveis.

08 janeiro 2007

Vidas e Trilhas Urbanas- Janeiro 2007


Meus caros um breve espaço para Imagens e Informes, discussões, criticas,exposições de problemas e peculiaridades de idas e vindas urbanas e imprescindivelmente da Região de Jacarepaguá e outras mais de nossa cidade e sobretudo quanto ao nosso Bosque da Freguesia.
Quem tiver já material ou foto que deseje ser postado, envie um scrap para meu orkut que entrarei em contato.Fotos de lazer, passeios, enfim, pois se trata de um espaço de caráter coletivo e não marketing pessoal...

Vidas e Trilhas Urbanas, em breve... E claro,uma vez mais o nosso Bosque e nosso Bairro sendo enfatizados.Pois a Memória narrada,visual e a Memória histórica congruem -se.São parte de nossa História.
Endereço sobre questões do uso e crescimento do espaço urbano: http://www.forumreformaurbana.org.br/id122 trata sobre o IPPUR,O Fórum Nacional de Reforma Urbana que é um grupo de organizações brasileiras que lutam por cidades melhores para todos nós. São movimentos populares, associações de classe, ONGs e instituições de pesquisa que querem promover a Reforma Urbana. O que isso quer dizer? Significa que precisamos lutar por políticas que garantam direitos básicos de todos, como a moradia de qualidade, água e saneamento, transporte acessível e eficiente .
מה התקוה:
Subprefeituras da Barra e Jacarepaguá:
Av. Ayrton Senna, 2001
Barra da Tijuca2431-17712431-24302431-1829Fax: 2431-3622
Um link interessante:
Além de trilhas e idas vindas , um bom livro é indispensavel apra acompanahr cada rumo e cada sentido. Pelo site a seguir podemos laiscizar tudo isto : http://www.dominiopublico.gov.br/. Livros e mais livros gratuitos a todos!!!